quinta-feira, 8 de outubro de 2009

José Rosa, Cidadão Honorário Gravataiense


Vereador Ricardo Canabarro (PV) com José Rosa ao centro

José Rosa com colaboradores do SINDILOJAS

José Rosa com a Prefeita Rita Sanco e o Deputado Daniel Bordignon

José Rosa e Vereador Ricardo Canabarro (PV) no coquetel


No dia 06 de setembro, a Câmara Municipal de Gravataí concedeu o título de cidadão honorário gravataiense ao Senhor José Nivaldo da Rosa. A iniciativa foi proposta pelo Vereador Ricardo Canabarro do Partido Verde e foi acolhida por todos os vereadores. Ricardo lembrou a trajetória de José Rosa, bem como suas origens e trajetória de trabalho e luta na cidade e pela cidade Gravataí. Além disso, destacou o espírito de homem público e com senso comunitário e cooperativo.

“José Rosa é significado de liderança, sensibilidade, solidariedade, responsabilidade em todos os sentidos, pois ocupou a diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de Gravataí entre 2004 e 2006. Em 2007, foi eleito Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gravataí e passou a ocupar os cargos de Diretor da Fecomércio/RS, Vice-presidente da Metropolitana Sul da Fecomércio e Conselheiro Regional do Sesc. Em todas as frentes que assume José Rosa tem demonstrado sua responsabilidade social, cultural e ambiental em inúmeros projetos, ações e iniciativas. Os quais já foram reconhecidos publicamente pelo Partido Verde.”, lembrou Ricardo Canabarro em seu discurso.

Após a sessão solene, senhor José Rosa ofereceu coquetel aos amigos, familiares, colaboradores e autoridades no Restaurante do Teatro do Sesc. Estiveram presentes os diretores do SINDILOJAS, a Prefeita Municipal Rita sanco e o Deputado Estadual Daniel Bordignon e outras autoridades.

Sacola Oxi - Biodegradável


poluição - margens do Rio Gravataí

O Vereador Ricardo Canabarro protocolou um projeto de lei que sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais utilizarem para o acondicionamento de produtos o uso de embalagens plásticas oxi – biodegradáveis. As sacolas oxi – biodegradáveis são aquelas que apresentem degradação inicial por oxidação acelerada por luz e calor e posterior capacidade de ser biodegradada por microorganismos, onde o resultado seja CO2, água e biomassa. “A ideia é reduzir o impacto ambiental pela utilização de sacolas plásticas convencionais na rede de esgoto, bueiros, arroios e no Rio Gravataí. Além disso, a sacola oxi – biodegradável facilitará em muito o processo de decomposição dos resíduos em nosso aterro sanitário, aumentando sua vida útil.”, comentou Ricardo Canabarro. Os prazos para adequação dos estabelecimentos comerciais no projeto será de dezoito a trinta e seis meses, dependendo do tamanho dos estabelecimentos comerciais. “Atualmente, existe mais de 90 empresas que produzem as sacolas oxi - biodegradável no Brasil e o preço é de 10% a 15% superior as sacolas convencionais, porém estaremos trocando uma matéria-prima que leva até 100 anos para se decompor por uma nova tecnologia que tem uma vida útil de 18 meses. Não tem preço. A natureza e as gerações futuras agradecem.”, afirmou Ricardo.


LEIA O PROJETO DE LEI NA INTEGRA. CLIQUE NO LINK ABAIXO:

38 anos do Colégio Estadual Antônio Gomes Corrêa

Vereador Ricardo Canabarro (PV) e esposa

No dia 03 de outubro, o Vereador Ricardo Canabarro (PV) e sua esposa acompanhado pelo Assessor Técnico Parlamentar, Prof Marcos Monteiro que lecionou por 11 anos na escola e ocupou o cargo de presidente de Conselho Escolar prestigiaram a Janta de Aniversário realizada no Clube Alvi - Rubro. Na ocasião foi apresentado as melhorias da escola com os recursos financeiros do Programa Jovem de Futuro. O jantar servido para quase trezentos convidados, sendo na grande maioria pais, professores, alunos e amigos. Foi realizado ainda um sorteio de diversos brindes oferecidos pelos comerciantes da região. Após a janta seguiu a festa com um baile até altas horas da madrugada.

Vereador Ricardo Canabarro (PV) e Juarez Souza, membro da Executiva Municipal do PTB

Moção de Apoio à Educação Profissional

Vereador Ricardo Canabarro (PV) com a direção e membros do Conselho Escolar do Colégio Estadual Antônio Gomes Corrêa


No dia 20 de setembro de 2009, a Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí aprovou a moção de apoio a implantação do curso técnico em logística no Colégio Estadual Antônio Gomes Corrêa, Parque dos Anjos, apresentada pelo Vereador Ricardo Canabarro com apoio unânime de todas as bancadas. “A implantação do curso técnico em logística representa a instituição do segundo curso técnico na rede pública estadual na cidade, o que é muito pouco para atender a demanda. Acredito que a educação profissional é o caminho mais curto dos jovens para o mercado de trabalho. A cidade tem um imenso potencial à medida que é um pólo metal- mecânico, elétrico-eletrônico.”, afirmou Ricardo Canabarro.


Semana Farroupilha


Télbio, Presidente do PDT; Cristiano Kingeski, Vice-Prefeito e o Vereador Ricardo Canabarro (PV)

O Vereador Ricardo Canabarro elogiou o tema do desfile: Os Farroupilhas e suas façanhas. O evento este ano apresentou uma novidade: foi realizado na Avenida Brasil, na parada 72, com o objetivo de abranger um número maior de expectadores. Ao todo, 14 Centro de Tradição Gaúcha (CTG), Departamento de Tradição Gaúcha (DTG) e invernada de escola participaram do desfile, além de piquetes de todos os CTGs, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e /corpo Voluntário de Socorro e Resgate de Gravataí. O desfile os CTGs Tropeiro dos Pampas, Laço de Embira, Laço da Amizade, Pialo da Saudade, Aldeia dos Anjos, Rincão da Amizade, Chaleira Preta, Carreteiros da Saudade, Amanhecer do Rincão, os DTGs Província do Quero-Quero, Querência do Vale, Estância província de São Pedro, Querência da Amizade e a invernada mirim da Escola Estadual Ponche Verde. Ricardo Canabarro considerou acertada a decisão de transferir o desfile para a parada 72. “Precisamos transformar a semana farroupilha em momento cívico popular.” Estiveram presentes no palanque oficial a Prefeita Municipal Rita Sanco, o vice Cristiano Kingeski, o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlito Nicolait e o Vereador Ricardo Canabarro, o coordenador do 1º Regimento Tradicionalista, Cesar Tomazzini Liscado, o tenente coronel Otacílio Maia Cardozo, comandante do 17º BPM e alguns secretários municipais e vereadores.


Vereador Ricardo Canabarro (PV) e esposa