quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Destaque da Aldeia 2009

Sessão Solene homenageou cidadãos, empresas e instituições – em nove áreas de atuação - que contribuíram para o desenvolvimento do município em 2009.

A Câmara de Gravataí realizou, nesta sexta-feira (23/10), Sessão Solene para entrega do Prêmio Destaque da Aldeia 2009. O Prêmio, instituído pela Resolução Legislativa nº 06/1999, reconhece e valoriza as iniciativas existentes na cidade nas áreas social, cultural, esportiva, religiosa, educacional, comercial, industrial, comunitária, defesa dos direitos humanos e política.

A solenidade também lembrou os 129 anos do Poder Legislativo municipal, instalado na então Vila de Nossa Senhora dos Anjos, em 23 de outubro de 1880.

Área de Defesa dos Direitos Humanos – Ministério Público de GravataíMinistério Público do Estado do Rio Grande do Sul atua em defesa da cidadania e dos direitos humanos, por meio de seus Promotores e Procuradores de Justiça, os quais exercem suas atribuições nas mais diversas áreas e instâncias. Questões relativas ao cidadão como, o direito à saúde, à assistência social, direitos dos Idosos, direitos dos deficientes, a não discriminação racial, orientação sexual e acesso a educação, são exemplos de direitos humanos. Para bem defender esses direitos dos cidadãos, o Ministério Público possui Promotorias de Justiça em todas as comarcas do Estado do Rio Grande do Sul. Além dessa estrutura, o Ministério Público do Estado conta com o trabalho do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, que é um órgão da Procuradoria-Geral de Justiça responsável pelo apoio logístico aos Agentes Ministeriais com atuação na área da cidadania e dos direitos humanos. O Ministério Público de Gravataí atende aos municípios de Gravataí e Glorinha e conta com sete promotores, mantendo as promotorias da Infância e Juventude, Criminal, Especializada e Cível, à qual está vinculada a promotoria de Direitos Humanos.

Área Educacional – Colégio Dom Feliciano

O Colégio Dom Feliciano foi o primeiro colégio particular de Gravataí e único colégio confessional católico do município, mantido pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Sua proposta educacional é a formação integral da pessoa, assegurando-lhe ensino que desenvolva as potencialidades e a incorporação de valores, capacitando-a para o exercício da cidadania em vista de uma sociedade mais justa e fraterna. A instituição oferece Educação Infantil até o Ensino Médio, Normal, Normal Pós-Médio e Técnico.
Prêmio Destaque 2009

Os premiados

Ricardo Canabarro e assessores concluem na Câmara Municipal

O Vereador Ricardo Canabarro e assessores concluem Curso da Câmara Municipal de Gravataí realizado pela Delegações de Prefeituras Municipais – DPM. O curso tinha três eixos: Capacitação para gestores públicos, Atos normativos municipais e Técnica legislativa: o ato normativo de acordo com a Lei Complementar nº 95/1998.
As aulas pelos advogados Oscar Breno Stahnke, Bartolomê Borba, Ana Maria Janovik, Ana Paula Coimbra Rodrigues e César Antônio Puperi. Todos renomados advogados e com larga experiência na gestão pública.
“O Curso possibilitou uma noção geral do poder legislativo nas mais diversas perspectivas. Mostrou nossas limitações, possibilidade e ajustes necessários que devem ser efetuados, inclusive no regimento interno. A dinâmica das leis e da justiça em nosso país exige cada vez mais atenção com a coisa pública, por isso a necessidade de continua atualização dos vereadores, assessores e, sobretudo dos servidores” comentou Ricardo Canabarro.

Dominigo Rural

Ricardo Canabarro (PV) comparece no Domingo Rural realizado no último dia 25 de outubro pela Prefeitura Municipal no Salão Paroquial da Morungava. O Domingo Rural foi um evento dirigido aos produtores rurais e moradores da região de Morungava.

Após o almoço, o vereador conversou com produtores e moradores da região acerca dos problemas mais comuns da comunidade, prestigiando os expositores e os feirantes presentes no evento.


Ricardo Canabarro (PV) e o Vice-Prefeito Cristiano Kingeski

Ricardo Canabarro (PV) com os produtores



Ricardo Canabarro (PV) com expositores

Juramento à Bandeira

No dia 23 de setembro, o Vereador Ricardo Canabarro prestigia o juramento à bandeira de 1500 jovens. A Cerimônia reuniu autoridades civis, militares e familiares consagrando como uma verdadeira festa cidadão.
A abertura da cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Cristiano Kingeski realizou a abertura oficial. A entrada da Bandeira Nacional conduzida pela Guarda Municipal de Gravataí, o coronel chefe da 8ª Circunscrição de Serviço Militar, José Eduardo Cherfen, presidiu o juramento, repetido por todos os jovens. O evento foi abrilhantado pelo Coral Carlos Bina cantou o Hino Nacional. As autoridades fizeram a entrega para um grupo de dez jovens foi chamado para receber simbolicamente os seus certificados.
Na ocasião Ricardo conversou com guardas municipais e autoridades militares e alguns jovens presentes na cerimônia. “Vocês ganharam a dispensa militar, mas tem que baixar a cabeça estudar e trabalhar, pois a vida é uma guerra e cada dia uma batalha.”, brincou Ricardo com os jovens.

Vereador Ricardo Canabarro (PV) com autoridades militares

Apresentação do Coral do Colégio Estadual Carlos Bina

Vereador Ricardo Canabarro (PV) com membros da Guarda Municipal